terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Edgar Allan Poe - 2º centenário




Ontem comemorou-se o segundo centenário do escritor Edgar Allan Poe, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas são das primeiras obras reconhecidas como policiais.
Poe escreveu tendencialmente histórias de terror com um estilo gótico, sendo temas recorrentes a morte, a decomposição do corpo e o luto. A sua obra pode ser classificada como romantismo negro.
Além do horror, Poe também escreveu sátiras, usando a ironia e a extravagância do ridículo, na tentativa de libertar os leitores da conformidade cultural.
A sua influência na literatura e cinematografia de horror é notória, sendo frequentes as referências de Hitchcock e Stephen King ao trabalho do mestre Edgar. O escritor explora sentimentos primários dos seus leitores, como o medo, o nojo e a ansiedade, tal como pode ser observado no excerto seguinte do conto "O gato preto":

"Seria insensato falar dos meus pensamentos. Senti-me desfalecer e encostei-me à parede da frente. Tolhidos pelo terror e pela surpresa, os agentes que subiam a escada detiveram-se por instantes. Logo a seguir, doze braços vigorosos atacavam a parede. Esta caiu de um só golpe. O cadáver, já bastante decomposto e coberto de pastas de sangue, apareceu ereto frente aos circunstantes. Sobre a cabeça, com a vermelha goela dilatada e o olho solitário chispando, estava o odioso gato cuja astúcia me compelira ao crime e cuja voz delatora me entregava ao carrasco. Eu tinha emparedado o monstro no túmulo!"

Sem comentários:

Enviar um comentário