sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Desafio de escrita do Clube das Letras

Nas resoluções do Novo Ano, normalmente encontra-se uma que diz respeito à trilogia árvore/filho/livro. Muitos de nós já pensámos que se José Rodrigues dos Santos consegue escrever um romance, então também nós podemos ser escritores. Então o que nos falta? Antes de nos apressarmos a dizer que o que nos falta é o talento pensei que poderíamos fazer uma lista das coisas necessárias a um escritor/romancista:
  1. Caneta/lápis/pena/máquina de escrever/computador
  2. Bloco de notas (o Moleskine está na moda, eu cá prefiro aqueles caderninhos pretos do tempo das nossas avós e que encontram na loja dos trezentos)
  3. Ideias
  4. Tempo
  5. Espírito observador e crítico
  6. Originalidade.
O material de escrita não deve ser coisa difícil de encontrar. Como disse, qualquer loja dos trezentos ou bazar chinês possui uma secção dedicada a tudo o que é lápis, apara lápis, borrachas, cadernos, canetas e afins. Já o espírito observador e crítico e a originalidade, não é coisa que se compre no bazar chinês (sobretudo a originalidade! ali tudo é copiado de algo com muito maior qualidade!) e portanto não nos vamos, por enquanto, preocupar com os ditos requisitos.
Concentremo-nos pois no Tempo. Vivemos com permanente falta de tempo. O que é esquisito uma vez que o tempo é sempre o mesmo dos nossos avós e eu não me lembro de a minha avó ter falta de tempo. O grande problema da vida actual são as solicitações. Hoje não escrevo porque tenho de arranjar as unhas dos pés; hoje não escrevo porque há três dias que não vou ao ginásio; hoje não escrevo porque tenho de ir jantar fora.
Correndo o risco de ser banalíssima: escrever pode ser em qualquer lado, em qualquer ocasião, basta vontade e é isso que os escritores mais têm!
Enquanto fervem a àgua, durante a sesta das crianças, no comboio, nos momentos verdes...Há só que aproveitar!
Finalmente, para quem se queixa de falta de ideias (a vossa presente amiga, incluída), pensei abrir este espaço do blog "DESAFIO DE ESCRITA" para lançar uma ideia. Mensalmente, para vós e para mim, deixarei o desafio.
Já não há desculpas!!!

1 comentário:

  1. Gosto muito da ideia do desafio no sentido de encorajar as pessoas a escrever. Acho que escrever pode ajudar a viver muito melhor. Porque, e' verdade, queixamos da falta do tempo mas as vezes parar e fazer qualquer coisa de creativo tem o efeito magico de criar tempo para todas as outras coisas. Mas tenho uma duvida, acho que neste momento nao quero parar e pensar "tenho de procurar um tema sobre qual escrever" mas quero ser suprendido pelo dia e deixar o tema aparecer ao improviso sem muitos pensamentos. Nao tenho certeza mas agora, as 1:50pm do sabado esta' assim...

    ResponderEliminar